Apresentação e Objetivo    Materiais e Vídeo-Aulas

APRESENTAÇÃO

A lesão por pressão (LP) pode ser classificada de acordo com o comprometimento tecidual, etiologia, tempo de cicatrização e características teciduais. Atualmente, é o terceiro tipo de evento adverso mais notificado pelos núcleos de segurança do paciente dos serviços de saúde do País, de acordo com o Relatório Nacional de Incidentes Relacionados à Assistência à Saúde.

 

A classificação e a identificação dos fatores de risco são fundamentais para implementação de ações preventivas e terapêuticas nos pacientes suscetíveis. O estado nutricional é uma peça fundamental para a prevenção e o desenvolvimento de LP, tornando essencial a integração da equipe interdisciplinar na prevenção e no tratamento da LP, com foco na qualidade, segurança e experiência do paciente.

OBJETIVO

O objetivo dessa campanha é difundir conhecimento, oportunizando suporte técnico ao cuidado do paciente e reduzir os índices de LP.

 

Foi desenvolvido um mnemônico com a palavra “CICATRIZAÇÃO”, em que cada letra propõe passos que auxiliam na identificação do risco, avaliação, tratamento e acompanhamento da LP. Dessa maneira, a sequência dos 12 passos estabelecidos nesta campanha é sugerida como medida para auxiliar aos profissionais da saúde neste manejo.