Testeira para a pagina.jpg

A diretoria da BRASPEN 2020-2021 com apoio da Fresenius Kabi torna pública a primeira edição da iniciativa do EMTN à obra, conforme o regulamento abaixo, publicado no site www.braspen.org

I – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 

EMTN à obra é um programa da BRASPEN/SBNPE (Sociedade Brasileira da Nutrição Parenteral e Enteral) em parceria com a Fresenius Kabi com os objetivos:

  • Auxiliar hospitais no processo de criação de uma EMTN voltada para a assistência clínica;

  • Capacitar os diferentes profissionais da equipe para as boas práticas em Terapia Nutricional;

  • Auxiliar na estruturação de protocolos e indicadores de qualidade assistencial e;

  • Avaliar o impacto do projeto na qualidade da terapia nutricional realizada pela equipe.

O regulamento será aberto ao público para inscrição e serão selecionadas 10 instituições conforme critérios estabelecidos neste edital para participação.

 

As instituições serão acompanhadas por uma equipe de estruturação da BRASPEN composta por médico, nutricionista, enfermeiro e farmacêutico, e estes irão prestar consultoria de como montar uma EMTN, auxiliar na elaboração de protocolos e aplicação de indicadores de qualidade, bem como avaliar o impacto da ação. O acompanhamento se dará por plataforma digital com duração de 3 meses, por meio de reuniões virtuais.

 

Após o acompanhamento, as instituições serão avaliadas pelo impacto da qualidade nutricional realizada e as duas instituições com melhor desempenho serão premiadas.

II – PRÉ REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

 

Para se inscrever, a equipe deve, necessária e obrigatoriamente, atender a todos os seguintes critérios de elegibilidade:

a) Não ter EMTN (Equipe Multiprofissional em Terapia Nutricional) formalmente estabelecida e atuante na instituição;

b) Ter pelo menos um profissional médico, um nutricionista, um enfermeiro e um farmacêutico atuantes na instituição e dispostos a participar ativamente da criação da EMTN no local;

III– DA INSCRIÇÃO

 

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente por meio do preenchimento de formulário online que ficará disponível no AQUI até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 16 de agosto de 2021.

Os documentos necessários para anexar no formulário de inscrição são:

  • Declaração de Consentimento de participação de cada profissional que irá compor a EMTN;

  • Declaração de Consentimento de participação da Instituição em papel timbrado e assinado pelo diretor clínico.

 

 

 

 

A ausência de qualquer um dos documentos exigidos no ato da inscrição ou não preenchimento de alguma informação do formulário implicará na desclassificação.

IV – DA SELEÇÃO

 

Serão selecionadas para participação as dez instituições, que cumprirem os critérios de  inscrição e seleção, por ordem de inscrição (as dez primeiras).

V – DO ACOMPANHAMENTO

 

Cada instituição será acompanhada durante 3 meses pela equipe de estruturação, por meio de reuniões virtuais com os membros das equipes que serão previamente agendadas. As reuniões serão semanais no 1º mês e quinzenais nos 2 meses subsequentes. Totalizando 8 reuniões para cada instituição.

VI – DA AVALIAÇÃO DE IMPACTO E DESEMPENHO

 

Ao final do projeto as instituições deverão apresentar os dados referentes à implantação da EMTN e as duas instituições com melhores resultados serão selecionadas para apresentar os dados no Congresso BRASPEN 2022, em data e horário a ser definido pela organização do evento.

 

Os critérios de avaliação para classificação e premiação serão constituídos por: quantidade e embasamento científico dos protocolos e indicadores de qualidade implantados e a qualidade da assistência nutricional prestada como um todo por meio dos resultados obtidos pelos indicadores de qualidade aplicados.

VII – DA PREMIAÇÃO

A premiação será entregue para as duas instituições com os melhores resultados durante a apresentação no Congresso BRASPEN 2022.

O prêmio para o 1º colocado consiste em:

I – Certificado de premiação a EMTN;

II – Pacote de incentivo de especialista: uma inscrição para o curso preparatório do Exame Nacional para Obtenção do Certificado de Área de Atuação em Nutrição Parenteral e Enteral de 2022, uma inscrição para o Exame Nacional para Obtenção do Certificado de Área de Atuação em Nutrição Parenteral e Enteral de 2022 e Patrocínio composto de passagem, hospedagem e inscrição para o Congresso da BRASPEN de 2022 para um membro da equipe, apontado pela própria equipe.

III – Pacote de incentivo de qualidade EMTN: um dinamômetro e uma balança portátil para uso da equipe de EMTN;

O prêmio para o 2º colocado consiste em:

I – Certificado de premiação a EMTN;

II – Pacote de incentivo de especialista: uma inscrição para o curso preparatório do Exame Nacional para Obtenção do Certificado de Área de Atuação em Nutrição Parenteral e Enteral de 2022, uma inscrição para o Exame Nacional para Obtenção do Certificado de Área de Atuação em Nutrição Parenteral e Enteral de 2022 e uma inscrição para o Congresso da BRASPEN de 2022 para um membro da equipe, apontado pela própria equipe.

IIIPacote de incentivo de qualidade EMTN: uma balança portátil para uso da equipe de EMTN;

VIII - CRONOGRAMA GERAL

cronograma foto.png

IX - DISPOSIÇÕES FINAIS

Não cabe recurso das decisões tomadas pela Comissão de Premiação.

O não cumprimento de qualquer item deste Edital implica na desclassificação da equipe candidata.

Os casos omissos serão analisados pela Comissão de Premiação.

Realização:

 

BRASPEN_Logo-01 - 2016.png

Apoio:

 

fresenius-kabi-sharing.jpg