BRASPEN 360° - O seu canal de notícias! Drogas Vasoativas e TN



Drogas Vasoativas e TN: É possível essa combinação?


Semana passada, foi publicado no Hindawi - Critical Care Research and Practice, um artigo de revisão com objetivo de identificar na literatura evidências para orientar a prática clínica relativa à dose de vasopressores para a iniciação de terapia nutricional em pacientes críticos, e nós fizemos um resumo para você. No final do texto você pode acessar o artigo completo! Vem com a gente e alimente-se e conteúdo BRASPEN.


Pacientes críticos costumam ser hemodinamicamente instáveis, devido a hipovolemia, disfunção cardíaca ou alterações da função vasomotora, o que pode levar a disfunção orgânica, falência múltipla dos órgãos e eventualmente, morte. Pacientes instáveis hemodinamicamente precisam receber um tratamento imediato para restaurar a homeostase.


As medidas terapêuticas incluem: ressuscitação com fluídos, drogas vasoativas ou agentes inotrópicos usados para aumentar a pressão arterial, a fim de se adaptar à perfusão de órgãos e tecidos.


A Terapia Nutricional Enteral (TNE) faz parte dos cuidados essenciais aos pacientes na UTI. Recomenda-se, para melhores resultados, que o suporte nutricional seja iniciado 24 a 48h após a internação na UTI desde que o paciente esteja hemodinamicamente estável, já que o uso de drogas vasoativas possui efeitos que aumentam a intolerância e pode favorecer uma isquemia intestinal não-oclusiva.


Nesta pesquisa, foram encontrados 116 artigos, e após análise inicial, os autores descartaram 54 estudos por não atenderem os critérios de inclusão. E outros 52 foram retirados na avaliação dos critérios de inclusão pois: 7 eram repetidos, 1 era relato de caso e 44 não eram artigos, portanto, no final foram incluídos 10 artigos.


Após a revisão da literatura, observou-se que ainda existem muitas controvérsias sobre o uso da TNE em pacientes críticos com drogas vasoativas. Muitos mitos já foram esclarecidos, porém muitas perguntas ainda precisam ser respondidas, principalmente qual é a dose segura para o início da TN. No entanto, estudos atuais mostram maiores complicações relacionadas à introdução da TN em pacientes com altas doses de drogas vasoativas.


Os autores concluem que novos estudos devem ser realizados nessa área com o objetivo de orientar a melhor prática clínica na UTI e identificar a dose segura de vasopressores para iniciar a TNE em pacientes críticos.


Clique aqui para ler o artigo completo!


Referência: Simões LH, et al., Vasopressors and Nutrition Therapy: Safe Dose for the Outset of Enteral Nutrition? Hindawi Critical Care Research and Practice. 2020 10 de fevereiro.

0 visualização

Sobre a BRASPEN/SBNPE


A BRASPEN/SBNPE é uma sociedade interdisciplinar de médicos, nutricionistas, farmacêuticos, enfermeiros atuantes na área de terapia nutricional.

Rua Abilio Soares, 233, Conjunto 144
São Paulo / SP - CEP 04005-000.


E-mail: oi@braspen.org


(11) 3889-9909 - (11) 94013-3885

Inscreva-se na BRASPEN


Receba nossos informativos mensais:

Redes Sociais:

face.png
IG.png

© Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral - Desenvolvimento: WDCOM

  • Preto Ícone Facebook