top of page

Campanha Diga Não à Lesão Por Pressão - Letra C








Vídeo-Aula - Letra C: Conhecer o Riso da Lesão por Pressão



A identificação dos principais fatores de risco é fundamental para implementação de ações preventivas e terapêuticas nos pacientes suscetíveis. A causa do desenvolvimento da LP é multifatorial e inclui fatores intrínsecos – inerentes à fragilidade dos pacientes; e extrínsecos – relacionados ao meio e às exposições sofridas pelo paciente ao longo de sua internação e cuidados hospitalares.


A maioria dos métodos de avaliação de risco foi baseada em revisão da literatura, opinião de especialistas e/ou adaptação de uma ferramenta existente. As escalas mais utilizadas são a Escala de Norton, o Escore de Waterlow e a Escala de Braden. Ainda, utiliza-se a Escala de Avaliação do Risco de Desenvolvimento de Lesão por Pressão em Cuidados Intensivos (EVARUCI) para pacientes de unidade de terapia intensiva (UTI) e a Escala de Avaliação de Risco para o Desenvolvimento de Lesões Decorrentes do Posicionamento Cirúrgico (ELPO) para pacientes no centro cirúrgico.


Confira agora uma Vídeo-Aula da Dra Liane Nunes e a Dra. Clarissa Zambelli sobre o primeiro passo do nosso método mnemônico para combater a Lesão Por Pressão.


2.769 visualizações
bottom of page