top of page

Campanha Diga Não à Lesão Por Pressão - Letra I

Atualizado: 26 de mai. de 2020










Vídeo-Aula - Letra I: Inspecionar a integridade cutânea



A inspeção inicial da integridade cutânea é ação principal e essencial na prevenção, classificação, diagnóstico e tratamento da LP. A condição da pele pode servir como um indicador de sinais precoces de danos, oferecendo oportunidades para identificar e intervir precocemente quando alterações cutâneas são identificadas


Achados como ressecamento, excesso de umidade, diminuição do estrato córneo ou inflamação enfraquecem a função de barreira da pele e aumentam a suscetibilidade para LP. No ambiente hospitalar, cuidado extra deve ser dado à pele com pigmentação escura, pois LP em estágio 1 são subdetectadas em indivíduos desse grupo, uma vez que alterações de cor são mais difíceis de serem visualizadas. Neste caso, considere a avaliação da temperatura da pele e da umidade subepidérmica como estratégias importantes de avaliação adjunta.


Neste contexto, o cuidado com a pele íntegra também merece importância. A hidratação da pele e o consequente equilíbrio hídrico cutâneo são fatores fundamentais para garantir a integridade e a função do tecido. Dentre as principais funções da hidratação, pode-se destacar a reparação da barreira da pele, manutenção da aparência, manutenção da capacidade da barreira lipídica para atrair, manter e redistribuir a água. Existem disponíveis diversos insumos que podem ser utilizados no combate à desidratação da pele, como, por exemplo, à base de alfa-hidroxiácidos, glicerina, ureia, propilenoglicol e lipídeos.


1.609 visualizações
bottom of page