Diga Não à Lesão Por Pressão - Letra A













Vídeo-Aula - Letra A: Avaliar a necessidade de nutrientes específicos



Para muitos pacientes, principalmente os desnutridos, idosos e aqueles com ingestão oral inadequada, a estratégia terapêutica é associar a dieta oral a suplementos hipercalóricos e hiperproteicos ricos em nutrientes específicos ou por meio da terapia nutricional enteral ou parenteral.


As evidências demonstram que a oferta de suplemento nutricional oral (SNO), hiperproteico, rico em nutrientes específicos resulta em melhor cicatrização da LP1. O SNO hiperproteico também é eficaz na redução da incidência das LP, em 25% dos pacientes que apresentam risco de desenvolverem essas lesões. Esses suplementos colaboram para a melhora do balanço positivo de nitrogênio e para todos os estágios da cicatrização.


Em uma revisão sistemática de sete estudos randomizados, Vélez-Díaz-Pallarés et al., com o estudo ONTOP Quadro 6 – Sugestão de indicadores de qualidade úteis no monitoramento das lesões por pressão. Taxa de lesão por pressão adquirida no hospital Taxa de avaliação da pele na admissão Taxa de avaliação de risco na admissão (Escala de Braden) Taxa de reavaliação de risco Índice de adesão às boas práticas Taxa de não conformidade das medidas preventivas Adequação da meta calórica no paciente com risco alto, muito alto e com lesão por pressão Adequação da meta proteica no paciente com risco alto, muito alto e com lesão por pressão Taxa de intervenção nutricional no paciente com risco alto, muito alto e com lesão por pressão Matos LBN et al. BRASPEN J 2020; 35 (Supl 1)(Optimal Evidence-Based Non-Drug Therapies in Older People) descreveram que a terapia nutricional enriquecida com proteína poderia levar a uma redução da ocorrência de LP em idosos quando comparado ao grupo que recebeu nutrição padrão normoproteica.




Clique aqui para ler a publicação completa



409 visualizações

Nossos Parceiros

p01
Logo Branco Danone Nutricia_editado
p03
fresenius-kabi-sharing
kabi
logo_site_unidos
abbott2

Sobre a BRASPEN/SBNPE


A BRASPEN/SBNPE é uma sociedade interdisciplinar de médicos, nutricionistas, farmacêuticos, enfermeiros atuantes na área de terapia nutricional.

Rua Abilio Soares, 233, Conjunto 144
São Paulo / SP - CEP 04005-000.


E-mail: contato@braspen.org


(11) 3889-9909 - (11) 94748-3609

Inscreva-se na BRASPEN


Receba nossos informativos mensais:

Redes Sociais:

face.png
IG.png

© Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral - Desenvolvimento: WDCOM

  • Preto Ícone Facebook