Diga Não à Lesão Por Pressão - Letra I













Vídeo-Aula - Letra I: Implementar protocolos de Terapia Nutricional



Os protocolos clínicos constituem os melhores métodos para integrar e sistematizar as boas práticas de cuidados ao doente. Para construção de protocolos devemos levar em consideração a população alvo, bem como o perfil da instituição envolvida, visando à criação de modelo padronizado que auxilie e uniformize as condutas dentro da instituição.


Algoritmos, prescrições médicas, dietéticas e de enfermagem podem ser incorporados aos protocolos e permitir a expectativa de resultados bem definidos. De maneira genérica, protocolos clínicos para uso local devem considerar a literatura médica relevante e as diretrizes e padrões de cuidados estabelecidos por sociedades profissionais nacionais ou internacionais.


No contexto da terapia nutricional, a implantação de protocolos parece melhorar de maneira expressiva a qualidade da terapia nutricional realizada, bem como uniformizar as condutas da equipe assistente no que se refere à terapia nutricional adotada. Para que haja aderência aos protocolos é preciso que sua implantação contemple a interação de vários fatores associados ao tipo de protocolo, processo de implantação, características da instituição e perfil da equipe. O sucesso da implantação e execução de um protocolo de conduta nutricional reside na sua simplicidade e personalização. Para maior efetividade, devem contemplar o embasamento científico das recomendações oferecidas por diretrizes, adaptação à realidade de cada serviço, levando em consideração clareza, concisão, formato e o fácil manuseio.


A implantação de protocolos de conduta em terapia nutricional pode ser uma alternativa relevante para melhorar resultados. No escopo da terapia nutricional, os conceitos de gestão e garantia de qualidade podem ser traduzidos pela necessidade de protocolos, de manuais de procedimentos, de indicadores e de verificações no cumprimento das rotinas. Segundo estudo que investigou o uso de um protocolo nutricional para pacientes com LP Estágio 2 ou 3, a avaliação nutricional se associou à melhora da cicatrização da LP.




Clique aqui para ler a publicação completa

497 visualizações

Nossos Parceiros

p01
Logo Branco Danone Nutricia_editado
p03
fresenius-kabi-sharing
kabi
logo_site_unidos
abbott2

Sobre a BRASPEN/SBNPE


A BRASPEN/SBNPE é uma sociedade interdisciplinar de médicos, nutricionistas, farmacêuticos, enfermeiros atuantes na área de terapia nutricional.

Rua Abilio Soares, 233, Conjunto 144
São Paulo / SP - CEP 04005-000.


E-mail: contato@braspen.org


(11) 3889-9909 - (11) 94748-3609

Inscreva-se na BRASPEN


Receba nossos informativos mensais:

Redes Sociais:

face.png
IG.png

© Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral - Desenvolvimento: WDCOM

  • Preto Ícone Facebook