top of page

Diga Não à Lesão Por Pressão - Letra I













Vídeo-Aula - Letra I: Implementar protocolos de Terapia Nutricional



Os protocolos clínicos constituem os melhores métodos para integrar e sistematizar as boas práticas de cuidados ao doente. Para construção de protocolos devemos levar em consideração a população alvo, bem como o perfil da instituição envolvida, visando à criação de modelo padronizado que auxilie e uniformize as condutas dentro da instituição.


Algoritmos, prescrições médicas, dietéticas e de enfermagem podem ser incorporados aos protocolos e permitir a expectativa de resultados bem definidos. De maneira genérica, protocolos clínicos para uso local devem considerar a literatura médica relevante e as diretrizes e padrões de cuidados estabelecidos por sociedades profissionais nacionais ou internacionais.


No contexto da terapia nutricional, a implantação de protocolos parece melhorar de maneira expressiva a qualidade da terapia nutricional realizada, bem como uniformizar as condutas da equipe assistente no que se refere à terapia nutricional adotada. Para que haja aderência aos protocolos é preciso que sua implantação contemple a interação de vários fatores associados ao tipo de protocolo, processo de implantação, características da instituição e perfil da equipe. O sucesso da implantação e execução de um protocolo de conduta nutricional reside na sua simplicidade e personalização. Para maior efetividade, devem contemplar o embasamento científico das recomendações oferecidas por diretrizes, adaptação à realidade de cada serviço, levando em consideração clareza, concisão, formato e o fácil manuseio.


A implantação de protocolos de conduta em terapia nutricional pode ser uma alternativa relevante para melhorar resultados. No escopo da terapia nutricional, os conceitos de gestão e garantia de qualidade podem ser traduzidos pela necessidade de protocolos, de manuais de procedimentos, de indicadores e de verificações no cumprimento das rotinas. Segundo estudo que investigou o uso de um protocolo nutricional para pacientes com LP Estágio 2 ou 3, a avaliação nutricional se associou à melhora da cicatrização da LP.




1.047 visualizações
bottom of page