Efeitos do Jejum Intermitente na saúde, envelhecimento e doença!




Efeitos do Jejum Intermitente na saúde, envelhecimento e doença! O que a revisão publicada pelo New England Journal Of Medicine tem a dizer sobre os benefícios dessa prática?


2020 já começou com tudo e nós podemos provar!


Recentemente, o New England Journal of Medicine (NEJM) publicou uma revisão da literatura sobre o Jejum Intermitente. Foram revisados estudos em animais e em humanos que mostraram como essa prática afeta os indicadores gerais de saúde e retarda ou reverte o envelhecimento e algumas doenças.


Alguns estudos com animais mostraram que o Jejum Intermitente pode melhorar a cognição em vários domínios, incluindo memória espacial, associativa e de trabalho. Já em humanos, estudos mostram que intervenções com jejum intermitente podem reverter os efeitos adversos da obesidade, resistência à insulina, dislipidemia, hipertensão e inflamação.

Segundo a revisão publicada, o jejum intermitente parece conferir benefícios à saúde em maior extensão do que pode ser atribuído apenas à redução da ingestão calórica. Em um estudo, participantes saudáveis designados para realizar o jejum intermitente alternado, durante 22 dias, perderam 2,5% do seu peso inicial e 4% da massa gorda, com uma redução de 57% dos níveis de insulina.


Apesar de muitos estudos mostrarem que o jejum intermitente pode trazer benefícios à saúde, ainda existem impedimentos à adoção generalizada desses padrões alimentares. Uma mudança no padrão alimentar nem sempre é fácil de ser contemplado pelos pacientes. Além disso, pessoas que mudam para um regime de jejum intermitente podem apresentar fome, irritabilidade e capacidade reduzida de concentração durante os períodos de restrição alimentar (normalmente, esses efeitos desaparecem dentro de um mês).


Para finalizar, a revisão reforça a importância de consultar um nutricionista para garantir que as necessidades nutricionais do paciente sejam atendidas durante a prática do jejum intermitente.


Para acessar o artigo completo Clique Aqui


Referência:

de Cabo R, Mattson MP.Efeitos do jejum intermitente na saúde , envelhecimento e doença. N Engl J Med. 2019 Dec 26; 381 (26)

1,202 visualizações
  • Preto Ícone Facebook

Sobre a BRASPEN/SBNPE


A BRASPEN/SBNPE é uma sociedade interdisciplinar de médicos, nutricionistas, farmacêuticos, enfermeiros atuantes na área de terapia nutricional.

Rua Abilio Soares, 233, Conjunto 144
São Paulo / SP - CEP 04005-000.


E-mail: oi@braspen.org


(11) 3889-9909 - (11) 94013-3885

Inscreva-se na BRASPEN


Receba nossos informativos mensais:

Redes Sociais:

face.png
IG.png

© Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral - Desenvolvimento: WDCOM