20 de janeiro: Dia do farmacêutico! A importância desse profissional dentro da EMTN!






A importância do Farmacêutico na Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional!


Pacientes em uso de Terapia Nutricional Enteral (TNE) ou Terapia Nutricional Parenteral (TNP) merecem cuidado especial. A complexidade dessas vias de administração exige o comprometimento e a capacitação de uma equipe multiprofissional, garantindo assim, sua eficácia e a segurança dos pacientes.


Segundo a RDC N° 63, de 6 de julho de 2000, “EMTN é uma equipe obrigatoriamente constituído de, pelo menos, um profissional de cada categoria, com treinamento específico para esta atividade, a saber: médico, nutricionista, enfermeiro, farmacêutico, podendo ainda incluir profissionais de outras categorias a critério das UH* e ou EPBS**, com as respectivas atribuições”.


A EMTN deve ter um coordenador técnico-administrativo, que deve preferencialmente possuir título de especialista reconhecido em área relacionada com Terapia Nutricional (TN), e um coordenador clínico, que deve ser médico, atuar em TN, e preferencialmente ser especialista em área relacionada com TN. Além disso, a legislação recomenda que todos os membros possuam título de especialista em área relacionada com TN.


Como hoje, 20 de janeiro, é o dia do farmacêutico, vamos mostrar quais são as atribuições desses profissionais dentro da EMTN. De acordo com os critérios estabelecidos pela EMTN, o farmacêutico deve:


  • Adquirir, armazenar e distribuir, criteriosamente, a NE industrializada, quando estas atribuições, por razões técnicas e ou operacionais, não forem da responsabilidade do nutricionista;

  • Participar da qualificação de fornecedores e assegurar que a entrega da NE industrializada seja acompanhada de certificado de análise emitido pelo fabricante;

  • Participar de estudos para o desenvolvimento de novas formulações para NE;

  • Avaliar a formulação das prescrições médicas e dietéticas quanto à compatibilidade físico-química droganutriente e nutriente-nutriente;

  • Participar de estudos de farmacovigilância com base em análise de reações adversas e interações droganutriente e nutriente-nutriente, a partir do perfil farmacoterapêutico registrado;

  • Organizar e operacionalizar as áreas e atividades da farmácia;

  • Participar, promover e registrar as atividades de treinamento operacional e de educação continuada, garantindo a atualização dos seus colaboradores.


Cada membro da EMTN é muito importante para garantir a segurança do paciente e a manutenção ou recuperação de seu estado nutricional. O trabalho em equipe vai garantir conforto, segurança e qualidade nutricional para o paciente, porque: JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!


*UH: Unidade Hospitalar

**EPBS: Empresas Prestadores de Bens e/ou Serviços


Referência: ANVISA. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Resolução da diretoria colegiada – RDC n° 63, de 6 de julho de 2000.


41 visualizações
  • Preto Ícone Facebook

Sobre a BRASPEN/SBNPE


A BRASPEN/SBNPE é uma sociedade interdisciplinar de médicos, nutricionistas, farmacêuticos, enfermeiros atuantes na área de terapia nutricional.

Rua Abilio Soares, 233, Conjunto 144
São Paulo / SP - CEP 04005-000.


E-mail: oi@braspen.org


(11) 3889-9909 - (11) 94013-3885

Inscreva-se na BRASPEN


Receba nossos informativos mensais:

Redes Sociais:

face.png
IG.png

© Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral - Desenvolvimento: WDCOM